Halloween party ideas 2015

General Ciel da Conceição Cristóvão (Imagem: Reprodução)

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou ontem condolências às Forças Armadas Angolanas, ao Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e à família do general Ciel da Conceição Cristóvão “Gato” pelo seu falecimento.

Na mensagem, o Chefe de Estado rendeu homenagem à “figura do nacionalismo angolano” e antigo vice-ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, por ter defendido, desde a primeira hora, com devoção e zelo, a causa da libertação nacional e do resgate da dignidade de todos os angolanos frente ao colonialismo.

O Presidente João Lourenço, Comandante-Chefe das Forças Armadas Angolanas, disse que o general Gato dedicou toda a sua vida, em companhia dos seus camaradas, à construção de uma Angola pacífica, democrática e inclusiva, e soube colocar a sua dedicação, esforço e sacrifício em todos os cargos que desempenhou, para realizar as tarefas que lhe foram incumbidas.

A mensagem de condolências assinala que “com o desaparecimento de Ciel da Conceição Cristóvão, o país perdeu um dos seus valorosos combatentes da luta de libertação nacional e um “intrépido general” no combate pela consolidação da independência e soberania”.

O Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria manifestou, ontem, profunda dor e consternação pela morte do general de Exército ocorrido no dia 20 de Outubro, em Luanda, por doença.

O departamento ministerial disse, em comunicado, que o general Gato muito cedo compreendeu as aspirações mais profundas do povo angolano, acompanhando vários movimentos sociais e intelectuais, bem como de organizações nacionalistas que clamavam pela abolição do então regime colonial.

Após a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, o general Gato desempenhou funções de destaque, tanto na direcção do aparelho central do MPLA, onde foi membro do Comité Central, como nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). Ciel da Conceição Cristóvão também exerceu as funções de comandante da Força Aéra-Defesa Anti-Aérea, comandante da Frente Norte e os cargos de vice-ministro da Defesa para o Armamento e Defesa Química e o de vice-ministro da Defesa dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Pelo acontecimento, o Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria inclina-se perante a memória de Ciel da Conceição Cristóvão e endereça à família enlutada sentidos pêsames.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, também lamentou o falecimento do general Ciel da Conceição “Gato”. Em nome do corpo de diplomatas e quadros do Ministério das Relações Exteriores, o ministro Manuel Augusto salienta, numa mensagem, que o general Gato pertence a geração que iniciou a luta de libertação nacional, tendo dado valioso contributo para a criação das FAPLA.

O Bureau Político do MPLA, partido do qual foi um dos dirigentes, também lamentou o falecimento do seu militante. General de Exército reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), Ciel da Conceição Cristóvão “Gato” ingressou nas fileiras do MPLA em 1961, na altura do início da Luta Armada de Libertação Nacional, onde teve um papel preponderante, nas várias regiões político-militares por que passou.

O comunicado destaca que Ciel da Conceição Cristóvão foi integrante do primeiro destacamento guerrilheiro, que determinou a criação, em 1962, do Exército Popular de Libertação de Angola (EPLA), embrião das FAPLA. Em Janeiro do ano passado, a Força Aérea Nacional condecorou o general Gato, que foi o comandante do ramo de 1977 a 1981. “Nesta hora de dor e de luto, o Bureau Político do MPLA verga-se perante a memória deste ilustre combatente da Pátria angolana e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça à família enlutada, ao Estado-Maior das FAA e ao Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria as suas mais sentidas condolências”, lê-se na mensagem.

Fonte: Jornal de Angola

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.